Refletir Brasil (desde 2013)

Encontro anual que reúne intelectuais, gestores nacionais e internacionais e um público interessado em refletir sobre o Brasil contribuindo para a elaboração de uma proposta inovadora.

 

 

Refletir Brasil 2015

A terceira edição do encontro acontece em São Paulo no IED, Instituto Europeu de Design com o tema Utopia e Realidade. O evento teve o patrocínio da Itaipu Binacional por meio do Programa Cultivando Água Boa e Banco Itaú Unibanco.

Refletir Brasil 2014

A segunda edição do encontro ocorreu em abril de 2014, em Paraty, com o tema Bem Viver o Resgate da Feliz Cidade, dando um passo adiante na busca de novas formas de conviver nas cidades. Este encontro teve o patrocínio da Itaipu Binacional e do Banco Itaú Unibanco.

 

Refletir Brasil 2013

A ideia de um Brasil distante dos estereótipos costumeiros foi lançada em Paraty em março de 2013, no primeiro encontro Refletir Brasil, um diálogo sobre a brasilidade. Uma experiência estimulante e produtiva.

 

 

Projeto na Rede

Uma iniciativa da Instituto de Política Relacionais com a Fundação Bill e Melinda Gates para Bibliotecas Públicas.

A Imagens desenvolveu para esse projeto uma metodologia de art-edu-comunicação (arte, educação e comunicação) para participação direta dos jovens das comunidades , contribuindo para a formação, atualização e qualificação dos serviços dos profissionais de bibliotecas realizando oficinas de formação nos estados de Alagoas, Pará e São Paulo

 

Aliança de Responsabilidades por Sociedades Sustentáveis  (desde 1999)

Organização e consolidação da Aliança por um Mundo Responsável e Solidário no Brasil em parceria com a FPH - Fondation Charles Léopold Meyer pour le Progrès Humain. A Imagens Educação, Palma é responsável pela Difusão da Carta das Responsabilidades Humanas no Brasil.

A partir de 2010 o comitê internacional da Carta se transformou no Forum of Ethics and Responsibilities : http://www.ethica-respons.net.  

O Fórum de Ética e Responsabilidades (FER) formado por indivíduos, redes profissionais e temáticas e de organizações. A partir de 2015 o Fórum se transformou na  Aliança de Responsabilidades por Sociedades Sustentáveis. Aliança é uma rede global envolvendo organizações, redes e indivíduos de 15 países desenvolvendo uma estratégia comum para a responsabilidade em governança, educação, comunicação leis, habitação, economia e relações de trabalho.

 

Circuitos de Aprendizagem Mais Educação (2013/2014)

Com vasta experiência na organização de conferências internacionais e processos participativos por meio da utilização de redes sociais abertas e também exclusivas a Imagens Educação realizou as etapas das atividades de gestão, organização e implementação das atividades dos Circuitos de Aprendizagem e Portal Aberto, além de coordenar as atividades de animação das plataformas digitais para troca de conhecimentos e experiências sobre práticas educativas e convívio social entre estudantes, professores e monitores,  numa ferramenta tecnológica online.

Programa nacional Juventude e Meio Ambiente e processo nacional das conferências Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente   (2003, 2006 e 2009)

http://conferenciainfanto.mec.gov.br/

A Imagens Educação é apoiadora do programa nacional Juventude e Meio Ambiente e do processo nacional das conferências I e II Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente realização dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente.

Animadora do processo mundial da conferência internacional das crianças e jovens – Vamos Cuidar do Planeta que aconteceu no Brasil em 2010 realização do MEC e MMA em parceria com a FPH - Fondation Charles Léopold Meyer pour le Progrès Humain – França e outros parceiros.

CONFINT 2010 - Conferência Internacional Infanto-Juvenil Vamos Cuidar do Planeta.

Consultoria para o programa nacional Juventude e Meio Ambiente e o processo nacional das conferências I, II e III Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente realização dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, participou da organização das 3 Conferências Nacionais Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (2003, 2006 e 2009).

 

Organização do processo mundial da Conferência Internacional de Crianças e Jovens: Vamos Cuidar do Planeta realizada no Brasil em junho de 2010 com a participação de 50 países. Realização do MEC e MMA em parceria com a FPH - Fondation Charles Léopold Meyer pour le Progrès Humain – França e outros parceiros de 2007 a 2010. Em 2011 foi responsável pelas ações de difusão da CONFINT e pela produção, lançamento e divulgação do vídeo e DVD Vamos Cuidar do Planeta.


CRH - Carta das Responsabilidades Humanas - (desde 2001)

Responsável pela difusão da CRH no Brasil, desde 2001 e membro do comitê internacional de difusão da CRH - Carta das Responsabilidades Humanas

Aliança Internacional de Jornalistas - (desde 2005)

www.alianca-jornalistas.net
Responsável pela animação da rede Aliança Internacional de Jornalistas no Brasil.

 

Curso Política e Cidadania na Escola - 2004

Em 2004 ministrou em parceria com a ONG Instituto Ágora em Defesa do Eleitor e da Democracia o curso de formação “Política e Cidadania na Escola”, proposto pela prefeitura Municipal de São Paulo, em 21 polos - CEUS distribuídos em todo o Município.

O curso contou com a participação de 600 educadores rede municipal de ensino, incluindo professores, coordenadores, diretores e agentes escolares.  

 

Tambores pela Paz - 2001 a 2003

Animação do movimento mundial Tambores da Paz  e Praças da Paz  com apoio da FPH e Sesc São Paulo. http://www.educ-imagens.com.br/img/nada.gif

 

Consulado da Mulher – Multibrás - 2001 a 2002 http://www.educ-imagens.com.br/img/nada.gif
Criação de um espaço de informação e educação para mulher, no qual seja possível contribuir para sua emancipação, orientar famílias para a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento local. Criação, pesquisa e organização de conteúdos para o site, organização das atividades de voluntariado não filantrópico e  organização das doações de produtos e recursos da Multibrás

Jornal O Estado de S. Paulo - 1994 a 2001

Assessoria ao jornal - Departamento de Marketing na criação e execução do Projeto Estadão na Escola e outros projetos educacionais agregando o conceito Educação à marca Estadão.

Desafio Escolar - Estadão Educação/SESC  - 1995 a 2001http://www.educ-imagens.com.br/img/nada.gif
Evento anual realizado em parceria com o Sesc Itaquera, com atividades esportivas, culturais, artísticas e jornalísticas, todas voltadas para o público jovem.o evento reunia anualmente em três dias, 90 escolas e mais de 18.000 mil pessoas entre estudantes do ensino médio


Aventura Jornalística - Estadão Educação - 1997 a 2001
http://www.educ-imagens.com.br/img/nada.gif Um passeio educativo, para professores e alunos do ensino médio onde a escola participava de uma experiência pedagógica mais completa, com informações que precedem a visita, um percurso que apresenta o funcionamento da redação do jornal e suas instalações gráficas e uma proposta de continuidade do espírito jornalístico. O objetivo era contribuir para a criação de um ou mais jornais da escola.

Repórter SACI -  1999
http://www.educ-imagens.com.br/img/nada.gifPromover debates entre deficientes, arquitetos, urbanistas, planejadores urbanos e engenheiros visando a conscientização dos diversos segmentos da sociedade sobre a temática da acessibilidade física. http://www.educ-imagens.com.br/img/nada.gif

Forme Leitor - Estadão Educação - 2000http://www.educ-imagens.com.br/img/nada.gif
 Ação na qual os assinantes do Estadão doam exemplares de seus períodos de férias para o uso de alunos e professores das escolas públicas, na cidade de São Paulo. Os professores se inscrevem - eles e suas salas de aulas - para receberem exemplares do Estadão, oficina sobre como trabalhar com o jornal em sala de aula.

I Encontro de Adolescentes do Pueri Domus Escolas Associadas - 1999
Voltado para alunos da 7º e 8ª séries, congregou  400 jovens entre 14 e 16 anos, de todo o Brasil. O  encontro teve o objetivo de sensibilizar os jovens participantes para iniciativas de engajamento social de maneira vivencial e lúdica preparando assim uma massa crítica para um projeto maior: Brasil -de olho nos próximos 500 anos. Nele, os adolescentes participaram de um grande desafio: elaborar  propostas coletivas para a melhoria do nosso País e mobilizar também as escolas.

Brasil - de olho nos próximos 500 anos - 1999
Transformar intenções isoladas em ações coletivas através do lançamento de uma Campanha Nacional que tem por objetivo tecer uma rede de projetos solidários. http://www.educ-imagens.com.br/img/nada.gif

A Comunidade se Comunica Através da Escola - 1999
Trabalho com comunidades das escolas públicas integrando o Projeto Parceiros do Futuro da Secretaria Estadual de Educação, com recursos da Fundação Telefônica.

Linguagens para uma Cidadania Planetária - 1999
Projeto de jornal da escola na Internet, desenvolvido em parceria Yazigi e Escola da Granja Viana.

ÁgoraNet em parceria com o projeto Cidade Escola Aprendiz – 1999

Estabelecimento de um espaço aberto na Internet para o exercício da educação para a cidadania e educação para o voto. Desenvolvido para o Movimento e Debate do Eleitor e criação do Instituto Agora em Defesa do Eleitor e da Democracia.
http://www.educ-imagens.com.br/img/nada.gif
Concurso Jovem Reporter Estadão/MIT  - 1998

Selecionar dois jovens para fazer a cobertura jornalística do evento Junior Summit (Cúpula das Crianças) que reuniu cerca de 100 jovens do mundo, no Media Lab / Massachusetts Institute of Technology (MIT).


Arte na Escola - 1998
Projeto para escolar públicas do Estado de São Paulo para incentivar através de bolsas, o desenvolvimento de projetos de arte nas escolas públicas. Projeto realizado em parceria com a Fundação Bienal de São Paulo e o jornal O Estado de S. Paulo.

 

41º Concurso Cientista de Amanhã - 1998
Evento anual realizado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência que tem por objetivo incentivar a pesquisa nas escolas entre alunos de 8ª série do ensino fundamental e de 1ª a 3ª séries do ensino médio.


Enlaces Mundiais para o Desenvolvimento - 1998

Programa do EDI - Economic Development Institute, Banco Mundial, executado em parceria com a Faculdade de Educação da USP e a Fundação São Bento. Projeto piloto realizado com 10 escolas públicas brasileiras (localizadas na Grande São Paulo), além de 10 escolas chilenas, peruanas, paraguaias, americanas, canadenses, moçambicanas e ganenses. Foi criada uma metodologia especial para trabalhar com a introdução da Internet na escola, envolvendo uma dimensão pedagógica - conceitos de rede, projetos, atividades de ensino, entre outros - e uma dimensão tecnológica - criação de páginas das escolas, e-mail, fóruns de debates, interatividade.

Programa de Educ-Ação Ambiental Procav II - 1995 a 1997
O Instituto ECOAR para a Cidadania e Imagens Educação, em consórcio com a Cógito Consultoria Ambiental, ganhou uma concorrência pública junto à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente para realizar um programa de educação ambiental. O programa era voltado para as zonas norte e leste da cidade de São Paulo. Esta região contava com cerca de 2,5 milhões de habitantes. O projeto foi é baseado em uma metodologia de pesquisa- ação-participante, projetos de geração de renda ambientalmente sustentáveis e comunicação.

 

Recorte & Guarde 1995
 Estimular o leitor a ler, arquivar e pesquisar o jornal. Perguntas publicadas semanalmente no Caderno 2 do jornal O Estado de S. Paulo., destinado aos alunos de 8ª série do ensino fundamental e de 1ª a 3ª séries do ensino médio da cidade de São Paulo.

Série para TV Linha de Produção em parceria com Produtora TVN – 1992 a 1994

A Imagens Educação foi responsável por pesquisas e roteiros do programa Linha de Produção, série de 48 programas de TV sobre a indústria em parceria com a produtora TVN. Os programas  foram ao ar pela TV Cultura e outras emissoras na década de 90.

III Encontro Nacional de Educação Ambiental - 1994
A Imagens Educação co-organizou a realização do III Encontro Nacional de Educação Ambiental que aconteceu na PUC/SP ao lado da CECAE/USP e das entidades organizadoras, tornando-se a secretaria executiva do Fórum.

 

 

Publicações

Refletir Brasil Construindo uma identidade contemporânea 2014  

Carta das Responsabilidades Humanas  - 3 edições  

Publicação Vigilância Sanitária - (2006)

Alimentos, Medicamentos, Produtos e Serviços de Interesse à Saúde.

Guia Didático  - Anvisa Idec

Carta das Responsabilidades do Artista

http://www.polis.org.br/uploads/921/921.pdf

Uma publicação do Instituto Pólis, um desdobramento da Carta das Responsabilidades Humanas.

 

Manual de Educação Consumo Sustentável - (2002)

Formação de Professores em educação para o consumo para a rede municipal de ensino de São José dos Campos em parceria com a Secretaria da Educação de São José dos Campos.

 

Fique Ligado nos seus direitos - Publicação e Formação de professores - (1999) A publicação fez parte da Campanha Fique Ligado nos seus Direitos em conjunto com o  Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro,  Secretaria Municipal de Educação de Curitiba e  Sindicato das Escolas Particulares do Paraná.

Uma campanha educativa para o consumo de energia elétrica e telefonia e  saneamento nas escolas.  O foco dessa campanha  foi despertar o consumidor consciente que existe em cada indivíduo, no cumprimento de seus deveres e na efetivação dos seus direitos.

 

 

Vídeos

Série vídeos Refletir Brasil

·         Refletir Brasil 2015 – Utopia e Realidade

·         Refletir Brasil 2014 – Bem Viver, o Resgate da feliz Cidade 

·         Refletir Brasil 2013 – Diálogo sobre a Brasilidade  

 

Série de Vídeos Ética e Responsabilidades no Jornalismo de 2005 a 2010

·         A Responsabilidade dos Jornalistas e as Eleições 

·         Ética no Fotojornalismo

·         A Mídia Compartilhada

·         Mídia e Violência Urbana: Guerra urbana e seus atores.

·         Democratização da Mídia

 

Série de TV Linha de Produção com 48 programas de 26 minutos – 1992 a 1994

Vídeo Estadão na Escola

Vídeo Desafio Escolar

Vídeo Vamos Cuidar do Planeta

Vídeo Carta das Responsabilidades Humanas

Vídeo Manifesto de Lima a Paris – produzido por ocasião da COP 21,  Paris 2015

 

Conheça nossos principais clientes e patrocinadores

SEBRAE RJ  – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro –  2013

Apoio financeiro ao projeto Refletir Brasil 2013.

 

ITAÚ UNIBANCO S.A  - 2013, 2014 e 2015

Apoio Financeiro ao Projeto Refletir Brasil.

 

Itaipu Binacional – 2013, 2014 e 2015

Apoio Financeiro ao Projeto Refletir Brasil.

 

O Estado de S. Paulo – de 1994 a 2001.
Assessoria ao jornal O Estado de S. Paulo - Diretoria de Marketing na criação e execução de projetos educacionais agregando o conceito Educação à marca Estadão.

Multibrás S.A - 2001
Criação, coordenação e implantação de um Programa de Responsabilidade Social.

Editora Palavra Impressa - 2001
Avaliação pedagógica de publicação infantil.

Edunexo - 2000/2001
Consultoria pedagógica e oficinas de capacitação para professores.

Akatu.Net - 2001
Consultoria pedagógica.

SENAC - Centro de Educação Comunitária para o Trabalho - 2001
Oficinas de capacitação para professores.

SACI - 2000/2001
Criação, coordenação e implantação de novos projetos.

Fundação Telefônica - 1999
Criação, coordenação e implantação de projetos em comunidades.

Escola da Granja Viana - 1999
Capacitação de alunos e professores na criação de jornal.

Yazigi - 1999
Consultoria pedagógica na criação de novos projetos.

Pueri Domus Escolas Associadas - 1999
Organização e elaboração de conteúdos para eventos educacionais e assessoria na criação de implantação de projetos.

SESI - Serviço Social da Industria - 1999
Capacitação de professores.

SIEEESP - Sindicato dos Estabelecimento de Ensino do Estado de São Paulo - 1998
Organização e elaboração de conteúdos para eventos educacionais.

SENAI - Serviço Nacional da Industria e FIESP - Federação das Industrias do Estado de São Paulo - 1992/1995
Programa Linha de Produção - série de programa televisivo semanal que foi ao ar pela TV Cultura no período de 1992 a 1995.